Por Graziela A. Meira
A cidade de Belo Horizonte está entre as quatro cidades com economia mais consolidada no país. Ficando atrás apenas para São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
Nos últimos anos, a capital mineira vem se tornando um pólo de negócios, devido ao seu diversificado setor de comércio e prestação de serviços.
O município tem se destacado por sua capacidade de desenvolver especificamente duas modalidades de turismo, o turismo de eventos e o turismo cultural. O turismo de eventos visa o incentivo e o desenvolvimento socioeconômico local, que contribui para gerar empregos e renda, e, contribui para criação de infra-estrutura que beneficia a população da cidade. Sendo assim, as convenções e feiras fazem parte desta modalidade de turismo. Já o turismo cultural é destinado à divulgação e conhecimento de museus, praças e pontos turísticos que contam a história do “belo horizontinos”. Esta modalidade de turismo é estendida a centros históricos e cidades ao redor de Belo Horizonte como Ouro Preto, Mariana e Sabará.
Atualmente BH tem realizado congressos, convenções, feiras e exposições, causando grande movimentação na economia, com forte impacto nas redes hoteleiras, restaurantes, transporte e bares. Como resultado, vemos a cidade se modernizando com obras que vão de encontro com a necessidade da população e também daqueles que visitam a nossa cidade.
Os quatro últimos eventos sediados na cidade foram: A 2ª edição da Bienal do Livro que aconteceu no período de 14 á 23 de maio de 2010 no Expominas, a 13ª Expocachaça de 28 de maio á 01 de julho e a 6ª Superagro ambas sediadas no Expominas e o Minas Trend, evento de moda que reúne marcas consagradas deu início no 28 de abril á 01 de maio de 2010 no Alphaville Lagoa dos Ingleses.
No primeiro semestre de 2010, as agencias e operadoras de viagens se tornou um dos negócios mais atrativos aos olhos dos empreendedores mineiros. Conversei com o Sr. Lúcio Ribeiro sócio-diretor da operadora de viagens Trilhas de Minas, e ele explica de que forma as agencias vieram a se destacar no mercado e também quais são as expectativas de mercado para essa nova fase, e também qual é o maior desafio para inserir BH no pólo cultural brasileiro.
• Confira abaixo a entrevista com o Sr. Lúcio Ribeiro, sócio-diretor da operadora de viagens Trilhas de Minas.
Bienal do Livro
Durante dez dias, o Expominas foi ponto central da cultura, da literatura e da educação. Cerca de 160 mil pessoas passaram pelo evento compraram cerca de 700 mil livros, batendo o record de 2008 quando aconteceu a 1ª edição que as vendas chegaram á 513 mil livros vendidos. De acordo com as pesquisas de opinião feitas durante o evento, 70% dos visitantes compraram livros. O evento movimentou nada menos que R$7,5 milhões nesta edição.
Foi um encontro da literatura brasileira, que proporcionou para as pessoas que participaram uma aproximação junto aos seus autores favoritos. Outro ponto que chamou atenção é que nesta edição houve um aumento no número de público da Visitação Escolar, que recebeu cerca de 46 mil alunos, contra 28 mil da última edição.
De acordo com a acessória da Bienal, o volume de livros comprados por visitante também cresceu, passando de 3 para 4 unidades por pessoa. Segundo pesquisa realizada durante a Bienal, para 95% dos visitantes, valeu à pena ter prestigiado a Bienal do Livro de Minas, e 91% do total pretende vir novamente em 2012. Além desta venda para o público geral, a Bienal do Livro de Minas também movimentou a receita de R$1,86 milhão através da parceria com a Secretaria Estadual de Educação, que destinou essa verba para a compra de livros para 25 mil alunos, mil professores e 956 diretores de escolas.
Expocachaça e Superagro
Um dos maiores e mais importantes eventos agropecuários do Governo de Minas Gerais, a Expocachaça e o Superagro, receberam cerca de 75 mil pessoas.
De acordo com o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Gilman Viana, o evento é voltado para negócios e isso gera credibilidade em um ambiente de geração de novos contatos e comercialização.
De acordo com a acessória do Superagro 2010, foram comercializados um total de 380 animas. O Leilão Qualidade Guzerá Villefort e Convidados fechou negócios de R$ 1.284.000,00. Em seguida veio o leilão Qualidade Gir Villefort & Convidados (R$ 870 mi); o leilão Campolina (R$ 640 mil) dos 36 lotes ofertados foram arrematados por um valor médio de 17 mil. O animal mais caro foi a fêmea Carícia Evebavi Guelber que foi arrematada por R$ 90 mil. Leilão Gir Leiteiro (R$ 600 mil); Brahman (R$ 595 mil); realizado no dia (4) junho, fechou ótimos negócios com um lote de 26 animais que foram arrematados por um preço médio de R$ 24 mil. Mangalarga Marchador (R$ 480 mil); ovinos (R$ 476 mil) Jumento Pêga (R$ 363 mil) considerado uma das grandes atrações da feira. Foram ofertados 31 lotes, o preço médio dos pêga ficou em média R$ 8,9 mil por animal. O mais caro do lote foi o Famoso do Varjão, foi leiloado por R$ 25,3 mil; Mangalarga paulista (R$ 280 mil); Pônei (R$ 240 mil); Guzerá (R$ 213 mil) e cavalo árabe (R$ 144 mil).
O evento registrou alta de 40% no volume de negócios com os leilões e soma de todos esses eventos movimentou R$ 6,1 milhões.
A exposição não somente traz animais para leilões. No evento encontramos de tudo um pouco, como Serviços e Produtos Pet e Veterinários (Expovet), que traz novidades e tendências do Brasil e do exterior em medicamentos, métodos de fertilização etc.
Já o Expocachaça é um mercado que movimenta 600 milhões de dólares e produz cerca de R$1,4 Bilhões de litros por ano. Só no Brasil são cinco marcas legalizadas e o melhor para fazer negócios é na expocachaça 2010. Este ano 120 expositores de 12 cidades marcaram presença na feira. É um mercado que está crescendo, e é responsável por R$ 600 mil empregos diretos e indiretos, 70% da produção é industrial e 30% artesanal.
Dos 40 mil produtores de cachaça de todo o Brasil, 99% são de pequenos empresários. Os principais objetivos do Expocachaça é dar reconhecimento e um suporte para esse pequeno empresário.
O evento rendeu bons negócios para os expositores em 2010, o movimento chegou à casa dos R$ 17 milhões.
Minas Trend
O mundo da moda tem se tornado um dos negócios mais atrativos e rentáveis do mundo, o Minas Trend Preview já é um evento que já se consolidou em Minas e já faz parte do calendário da moda brasileira, atrás apenas do São Paulo Fashion Week e do Fashion Rio.
Realizado pela Fiemg, (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), o evento aconteceu no Alphaville Lagoa dos Ingleses. Foi produzido e assessorado por Eloysa Simão diretora da Claro Rio Summer, neste ano, Belo Horizonte deu o ponta pé inicial para o lançamento para a estação primavera verão 2010. Foram 150 marcas entre roupas, calçados e acessórios. Dentre elas estavam Patrícia Motta, Vítor Dzenk, Mary Design, Alessa e Cláudia Mourão.
A idéia do evento é promover palestras, salões de negócios e desfiles direcionados para lojistas de todo o país e compradores internacionais.
Neste ano Belo Horizonte promoveu a sua 6ª edição. O evento é um dos mais importantes em geração de negócios no país, e atualmente, seu orçamento ficou em uma faixa de R$ 7,5 milhões.
Em 2009, segundo a (Fiemg), o volume de vendas chegou a R$ 300 milhões entre as marcas e compradores de todo o Brasil, além de países como Portugal, Espanha, França, Polônia.
• Veja reportagens sobre o Minas Trend Preview
http://globominas.globo.com/GloboMinas/Entretenimento/0,,MUL1580560-9147,00-VEJA+AS+REPORTAGENS+SOBRE+O+MINAS+TREND+PREVIEW.html
• Galeria de fotos
http://www.flickr.com/photos/minastrend/
Nos últimos anos, a capital mineira vem se tornando um pólo de negócios, devido ao seu diversificado setor de comércio e prestação de serviços.
O município tem se destacado por sua capacidade de desenvolver especificamente duas modalidades de turismo, o turismo de eventos e o turismo cultural. O turismo de eventos visa o incentivo e o desenvolvimento socioeconômico local, que contribui para gerar empregos e renda, e, contribui para criação de infra-estrutura que beneficia a população da cidade. Sendo assim, as convenções e feiras fazem parte desta modalidade de turismo. Já o turismo cultural é destinado à divulgação e conhecimento de museus, praças e pontos turísticos que contam a história do “belo horizontinos”. Esta modalidade de turismo é estendida a centros históricos e cidades ao redor de Belo Horizonte como Ouro Preto, Mariana e Sabará.
Atualmente BH tem realizado congressos, convenções, feiras e exposições, causando grande movimentação na economia, com forte impacto nas redes hoteleiras, restaurantes, transporte e bares. Como resultado, vemos a cidade se modernizando com obras que vão de encontro com a necessidade da população e também daqueles que visitam a nossa cidade.
Os quatro últimos eventos sediados na cidade foram: A 2ª edição da Bienal do Livro que aconteceu no período de 14 á 23 de maio de 2010 no Expominas, a 13ª Expocachaça de 28 de maio á 01 de julho e a 6ª Superagro ambas sediadas no Expominas e o Minas Trend, evento de moda que reúne marcas consagradas deu início no 28 de abril á 01 de maio de 2010 no Alphaville Lagoa dos Ingleses.
No primeiro semestre de 2010, as agencias e operadoras de viagens se tornou um dos negócios mais atrativos aos olhos dos empreendedores mineiros. Conversei com o Sr. Lúcio Ribeiro sócio-diretor da operadora de viagens Trilhas de Minas, e ele explica de que forma as agencias vieram a se destacar no mercado e também quais são as expectativas de mercado para essa nova fase, e também qual é o maior desafio para inserir BH no pólo cultural brasileiro.
• Confira abaixo a entrevista com o Sr. Lúcio Ribeiro, sócio-diretor da operadora de viagens Trilhas de Minas.
Bienal do Livro
Durante dez dias, o Expominas foi ponto central da cultura, da literatura e da educação. Cerca de 160 mil pessoas passaram pelo evento compraram cerca de 700 mil livros, batendo o record de 2008 quando aconteceu a 1ª edição que as vendas chegaram á 513 mil livros vendidos. De acordo com as pesquisas de opinião feitas durante o evento, 70% dos visitantes compraram livros. O evento movimentou nada menos que R$7,5 milhões nesta edição.
Foi um encontro da literatura brasileira, que proporcionou para as pessoas que participaram uma aproximação junto aos seus autores favoritos. Outro ponto que chamou atenção é que nesta edição houve um aumento no número de público da Visitação Escolar, que recebeu cerca de 46 mil alunos, contra 28 mil da última edição.
De acordo com a acessória da Bienal, o volume de livros comprados por visitante também cresceu, passando de 3 para 4 unidades por pessoa. Segundo pesquisa realizada durante a Bienal, para 95% dos visitantes, valeu à pena ter prestigiado a Bienal do Livro de Minas, e 91% do total pretende vir novamente em 2012. Além desta venda para o público geral, a Bienal do Livro de Minas também movimentou a receita de R$1,86 milhão através da parceria com a Secretaria Estadual de Educação, que destinou essa verba para a compra de livros para 25 mil alunos, mil professores e 956 diretores de escolas.
Expocachaça e Superagro
Foto de Cláudio Teixeira
Um dos maiores e mais importantes eventos agropecuários do Governo de Minas Gerais, a Expocachaça e o Superagro, receberam cerca de 75 mil pessoas.
De acordo com o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Gilman Viana, o evento é voltado para negócios e isso gera credibilidade em um ambiente de geração de novos contatos e comercialização.
De acordo com a acessória do Superagro 2010, foram comercializados um total de 380 animas. O Leilão Qualidade Guzerá Villefort e Convidados fechou negócios de R$ 1.284.000,00. Em seguida veio o leilão Qualidade Gir Villefort & Convidados (R$ 870 mi); o leilão Campolina (R$ 640 mil) dos 36 lotes ofertados foram arrematados por um valor médio de 17 mil. O animal mais caro foi a fêmea Carícia Evebavi Guelber que foi arrematada por R$ 90 mil. Leilão Gir Leiteiro (R$ 600 mil); Brahman (R$ 595 mil); realizado no dia (4) junho, fechou ótimos negócios com um lote de 26 animais que foram arrematados por um preço médio de R$ 24 mil. Mangalarga Marchador (R$ 480 mil); ovinos (R$ 476 mil) Jumento Pêga (R$ 363 mil) considerado uma das grandes atrações da feira. Foram ofertados 31 lotes, o preço médio dos pêga ficou em média R$ 8,9 mil por animal. O mais caro do lote foi o Famoso do Varjão, foi leiloado por R$ 25,3 mil; Mangalarga paulista (R$ 280 mil); Pônei (R$ 240 mil); Guzerá (R$ 213 mil) e cavalo árabe (R$ 144 mil).
O evento registrou alta de 40% no volume de negócios com os leilões e soma de todos esses eventos movimentou R$ 6,1 milhões.
A exposição não somente traz animais para leilões. No evento encontramos de tudo um pouco, como Serviços e Produtos Pet e Veterinários (Expovet), que traz novidades e tendências do Brasil e do exterior em medicamentos, métodos de fertilização etc.
Já o Expocachaça é um mercado que movimenta 600 milhões de dólares e produz cerca de R$1,4 Bilhões de litros por ano. Só no Brasil são cinco marcas legalizadas e o melhor para fazer negócios é na expocachaça 2010. Este ano 120 expositores de 12 cidades marcaram presença na feira. É um mercado que está crescendo, e é responsável por R$ 600 mil empregos diretos e indiretos, 70% da produção é industrial e 30% artesanal.
Dos 40 mil produtores de cachaça de todo o Brasil, 99% são de pequenos empresários. Os principais objetivos do Expocachaça é dar reconhecimento e um suporte para esse pequeno empresário.
O evento rendeu bons negócios para os expositores em 2010, o movimento chegou à casa dos R$ 17 milhões.
Minas Trend
O mundo da moda tem se tornado um dos negócios mais atrativos e rentáveis do mundo, o Minas Trend Preview já é um evento que já se consolidou em Minas e já faz parte do calendário da moda brasileira, atrás apenas do São Paulo Fashion Week e do Fashion Rio.
Realizado pela Fiemg, (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), o evento aconteceu no Alphaville Lagoa dos Ingleses. Foi produzido e assessorado por Eloysa Simão diretora da Claro Rio Summer, neste ano, Belo Horizonte deu o ponta pé inicial para o lançamento para a estação primavera verão 2010. Foram 150 marcas entre roupas, calçados e acessórios. Dentre elas estavam Patrícia Motta, Vítor Dzenk, Mary Design, Alessa e Cláudia Mourão.
A idéia do evento é promover palestras, salões de negócios e desfiles direcionados para lojistas de todo o país e compradores internacionais.
Neste ano Belo Horizonte promoveu a sua 6ª edição. O evento é um dos mais importantes em geração de negócios no país, e atualmente, seu orçamento ficou em uma faixa de R$ 7,5 milhões.
Em 2009, segundo a (Fiemg), o volume de vendas chegou a R$ 300 milhões entre as marcas e compradores de todo o Brasil, além de países como Portugal, Espanha, França, Polônia.
• Veja reportagens sobre o Minas Trend Preview
http://globominas.globo.com/GloboMinas/Entretenimento/0,,MUL1580560-9147,00-VEJA+AS+REPORTAGENS+SOBRE+O+MINAS+TREND+PREVIEW.html
• Galeria de fotos
http://www.flickr.com/photos/minastrend/
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